Faço esta sobremesa com bastante frequência, para além de económica e prática de fazer, é um verdadeiro regalo (principalmente quando comida ainda morna). É um clássico, toda a gente já as fez algum dia, mas mesmo assim decidi colocar aqui a receita como que em jeito de "lembrete"...
Não dispense nenhum dos ingredientes da receita: estas maçãs não têm o mesmo encanto se não forem comidas regadas com o molhinho que se forma no fundo do tabuleiro durante a cozedura.
Vai precisar de:
Maçãs (gosto de usar golden, ficam tenrinhas como eu gosto)
Açúcar amarelo
Canela moída
Canela em pau
Vinho do Porto
Tire os caroços às maçãs e dê três cortes de cima a baixo na pele das mesmas. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno, regue-as com vinho do Porto em quantidade suficiente para cobrir generosamente o fundo do tabuleiro e polvilhe-as com açúcar amarelo (mas pouquinho, que as maçãs já são doces o suficiente, eu utilizo aproximadamente uma colher de chá de açúcar para polvilhar cada maçã), canela moída (aí já pode caprichar mais na quantidade) e coloque um pauzinho de canela dentro de cada maçã (no buraquinho que ficou por ter retirado os caroços). Leve ao forno, a 200ºC. A meio da cozedura, regue as maçãs com o molho que está no fundo do tabuleiro.
Sirva as maçãs regadas com o molho, ainda quentes ou frias, e delicie-se!
0 comentários:
Enviar um comentário