segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pancakes de chocolate e canela (Veganas) para o melhor começo de dia de sempre!

Boa diaaaaaaa,
Hoje o dia não podia ter começado melhor! 



Ontem comprei xarope de ácer biológico, ou maple syrup para "gente fina" (que me custou os "olhos da cara", credo), e passei o dia inteiro com uma vontade incontrolável de fazer panquecas para ter o prazer de as regar com aquele nectar dourado dos deuses.



Como tive que trabalhar ontem à tarde e à noite, e para mim só faz sentido comer panquecas ao pequeno almoço, decidi fazer uma surpresa ao meu honey bunny, e levar-lhe hoje o pequeno almoço/café da manhã à cama... Ok, não foi bem uma surpresa, porque eu usei  a promessa de panquecas para o aliciar a dormir em minha casa, eheh.
Geralmente acordo às 8 horas da manhã porque o meu estágio começa às 9. Hoje fiz um esforço e levantei-me pouco depois das 7 horas. Não sei o que se passava mas era só amor em cima de mim para me convencer a ficar na cama: o meu gato enroscado em mim, a minha gata aninhada em cima do meu peito e o meu brasileirinho encaixado em mim. Só motivos para desistir das panquecas. Mas não me deixei vencer pela tentação de ficar no quentinho da cama, ganhei forças e deixei-me invadir com imagens de panquecas na minha cabeça. Levantei-me cheia de coragem, com os olhos ainda meio fechados, dirigi-me à cozinha e meti mãos à obra.
Pouco depois apareceu a rapariga, com quem partilho a casa, à porta da cozinha, chocada por eu estar já de volta de tachos àquela hora, eheh.

Estas panquecas superaram em muito as minhas expectativas. A receita é minha, e estava com medo que a combinação de ingredientes tornasse as panquecas demasiado pesadas... Mas não, ficaram perfeitas!

Para 8 panquecas usei:

180 gr de farinha de arroz
3 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de essência de baunilha
200 ml de leite vegetal (usei leite de soja e arroz, que era o que tinha em casa)
2 colheres de sopa de óleo 
3 colheres de sopa de pepitas de chocolate

Junte todos os ingredientes secos numa tigela e faça um buraco no meio.



À parte junte os ingredientes liquidos, e faça-os verter sobre os ingredientes secos. Mexa energicamente com uma vara de arames, não precisa de mexer muito.



Leve uma frigideira ao lume untada com um pouco de óleo. Eu fiz as panquecas no Wok pois é mais fácil de as virar de uma vez só, sem se partirem, por isso recomendo que faça o mesmo. Use uma concha de sopa para colocar a massa na frigideira. O ideal é que use meia concha de massa para cada panqueca de forma a que não fiquem muito grandes. Deixe a panqueca cozer em lume muito brando, quando notar que os bordos inferiores já se apresentam dourados, vire-a de uma só vez (sem medo, ah :D ) e deixe dourar também do outro lado (é super rápido, por isso tenha atenção para não deixar queimar).


(Usei esta frigideira ao inicio, mas como ela estava a sabotar as minhas panquecas, troquei logo para o Wok e elas começaram a sair perfeitas)

É muito provável que a primeira panqueca saia mal, a não ser que tenha muiiiiiiita prática com panquecas, é quase certo que a primeira e talvez a segunda não saia assim tão bem, mas depois vai ver que as seguintes vão ficar perfeitas, super fofas e douradinhas, nnhumiiii!

Cubra com xarope de ácer, doce, ou com a cobertura que preferir. Eu juntei morangos e ficou óptimo! Fiz um smoothie de melancia para acompanhar...






Depois das panquecas, houve quem não resistisse e voltasse a cair no sono...


(Sim, esta bolinha de pêlo é uma gatinha :D )

Como ainda me sobrou tempo depois de fazer as panquecas, ainda pude namorar um pouquinho e dar amor aos meus gatos antes de vir trabalhar... Ai se toda a gente tivesse oportunidade de ter manhãs assim de vez em quando, o Mundo seria um lugar muito melhor!

...E agora é voltar ao trabalho!

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena