quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O regresso com um Strogonoff...

Olá pessoal :)
Uns meses valentes passaram desde o meu último post.
Durante esse tempo aconteceram tantas coisas inacreditáveis que se algum vidente me tivesse falado delas uns meses antes, eu lhe diria para deixar as drogas porque só podia estar a alucinar.



Durante este tempo, fui promovida a Chef e fiquei responsável pela cozinha do sitio onde trabalhava, entretanto o meu maior sonho tornou-se no meu maior pesadelo e o sítio no qual me sentia melhor do que em minha casa acabou a tornar-se numa sala de tortura. Abri uma loja vintage com a minha irmã, a Gypsy Rose (podem ler um artigo sobre nós aqui), e comecei a trabalhar também na minha área de formação (nunca pensei que pudesse vir a acontecer, até porque não é uma área pela qual eu nutra uma grande paixão).

Durante estes meses, trabalhava, muitas vezes, mais do que 12 horas por dia. Fui obrigada a deixar o veganismo um pouco de parte e voltei a comer ovos e queijo. Não havia tempo nem possibilidade de fazer refeições saudáveis e por causa disso vi-me a perder muito peso de um momento para o outro e a ganhar muito peso rapidamente logo a seguir, devido aos maus hábitos alimentares.

Entretanto comecei a ter mais tempo para me voltar a dedicar à cozinha e voltou a vontade de regressar ao blog. Estou um pouco condicionada porque agora é a minha irmã quem fotografa as comidinhas (e é a provadora oficial, eheh) e os meus posts dependerão da disponibilidade dela para se deslocar até à minha casa para tratar das fotos.

Mas voltei com a mesma paixão e dedicação. E vontade de levar o vegetarianismo/veganismo mais longe, de despertar consciencias. Afinal de contas, ter-me tornado vegana é a coisa de que mais me orgulho na vida!

A acompanhar o meu regresso, vem uma receitinha simples de Strogonoff de Seitan que espero que vos agrade. 
Meio quilo de seitan rende strogonoff para um batalhão! Passei a semana toda a comer strogonoff, portanto arrisco-me a dizer que me rendeu umas 7 refeições.



Usei:

1/2 kg de Seitan
250 gr de cogumelos frescos
1 cebola
Vinho branco q.b.
Molho de soja q.b.
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de mostarda
Louro
1/2 litro de leite de aveia (pode substituir por creme de soja, eu cá uso sempre leite de aveia homemade para substituir)
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
Sal & Pimenta
Azeite

Corte o seitan em tirinhas finas. Faça a marinada com o vinho, o molho de soja, 2 dentes de alho esmagados, a mostarda, louro e um pouquinho de azeite. Envolver no seitan e deixar marinar, de preferência umas horas.
Lamine os cogumelos e corte a cebola em tiras finas.
Numa frigideira larga, leve a cebola a refogar em azeite, juntamente com o restante alho esmagado e louro.
Juntar o seitan, e deixar dourar bem (convém que os pedacinhos não fiquem sobrepostos na frigideira, senão não vão ficar bem cozinhados).
Numa frigideira à parte, salteie os cogumelos num pouco de azeite.
Junte os cogumelos à frigideira do seitan e verta o molho da marinada. Deixe ferver um pouco e junte o concentrado de tomate.
Depois adicione o leite de aveia, rectifique os temperos e deixe engrossar o molho!

Bom apetite :)



1 comentários:

  1. Tem um aspeto delicioso!
    De facto a vida dá muitas voltas... umas boas outras nem por isso mas vais ver que acabarás por encontrar o rumo certo e que tudo voltará a ficar bem! Boa sorte! E bons cozinhados, claro! :)
    bjnho

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena