terça-feira, 7 de maio de 2013

Os nutrientes essenciais numa dieta Vegan


Este será o primeiro post sobre nutrição do blog. Geralmente, os vegetarianos e vegans são mais atentos à questão da nutrição do que a maioria dos omnívoros, no entanto continuam a haver muitas pessoas que apesar de praticarem uma dieta vegetariana ou vegana, ainda não têm noção da importancia de certos alimentos na sua alimentação, acabando por não fazer uma alimentação suficientemente variada o que, mais cedo ou mais tarde, acaba por trazer problemas de saúde.
É nesse sentido que decidi escrever este post sobre os nutrientes mais importantes a priveligiar numa alimentação vegan. Na tabela que construí, mostro-vos a importância de cada um dos nutrientes referidos para o organismo assim como os alimentos onde podem ser encontrados esses nutrientes...

Nutriente
Função
Onde o poderá encontrar
Proteínas Vegetais
Essenciais no crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Participam na regulação de processos metabólicos e fisiológicos ligados à atividade física.
Leguminosas (feijão, grão, lentilhas, feijões de soja, seitan, tofu, tempeh).

Ferro
Importante na formação da hemoglobina (que transporta o oxigénio pelo sangue). Em crianças melhora a resistência a infeções e capacidade de aprendizagem.
Leguminosas secas e cereais integrais, que deverão ser combinados com fontes de vitamina C (como laranja, limão, kiwi, couve-galega…). Não deve ser bebido chá durante ou após as refeições pois irá inibir a absorção deste mineral.
Cálcio
Mantém a saúde dos osso e é importante para funções como a contração muscular, condução nervosa e funcionamento de várias enzimas.
Obtém-se através de hortaliças de folhas verde-escuras, tofu, feijões, grão, amendoins, amêndoas, sementes e bebidas de soja.
Ácidos Gordos
e Omega 3
Importantes na saúde cardiovascular, memória e capacidade de aprendizagem.
Sementes de linhaça e frutas gordas (nozes, por exemplo).
Vitamina B12
Necessária à formação do sangue e glóbulos vermelhos, revestimento dos nervos, estando envolvida no metabolismo dos hidratos de carbono e gordura, sendo essencial para o crescimento. A sua carência pode provocar anemia (daí ser importante aos vegans que tomem suplementos desta vitamina, de forma a manter os seus valores normais no organismo).
A melhor forma de a obter, para além de suplementos, é através de produtos enriquecidos com esta vitamina, como acontece com algumas sobremesas, iogurtes de soja, bebidas de soja, cereais e algas marinhas.
Vitamina D
Ajuda a manter os níveis adequados de cálcio e fósforo no organismo, protegendo contra osteoporose, hipertensão, cancro e algumas doenças autoimunes.
Através da exposição à luz solar (evitando os períodos de maior calor, como é obvio)! Pode ainda encontrar-se em produtos enriquecidos com esta vitamina, como algumas bebidas de cereais e soja ou suplementos.

Espero que vos tenha sido útil! :)

Fonte da imagem: http://vegcoba.blogspot.pt/2012/12/nutrition-benefits-of-going-vegan.html

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena