terça-feira, 14 de maio de 2013

Tarte de courgette e cogumelos (Lacto-Veg)

Eu sempre tive uma enorme paixão por cozinhar. Desde sempre gostei de fazer os jantares quando morava na casa dos meus pais, nada me dava mais gozo do que dar largas à imaginação na cozinha e depois ouvir aquele elogio de quem provava com gosto a minha comida. Esta paixão intensificou-se quando comecei a morar sozinha, aos 19 anos. Tinha total liberdade para fazer o que eu quisesse, sem horários a cumprir ou limitada aos ingredientes que "estivessem à mão". Comecei assim a construir a minha (ENORME) colecção de livros de receitas e revistas de culinária.


Quatro anos depois, surge o veganismo (que por enquanto é parcial, por causa do meu ainda desejo  esporádico arrebatador e incontrolável por queijo, mas que eu acredito que vou superar um dia) e a minha paixão pela cozinha atingiu níveis que eu nunca pensei serem possiveis! Passo horas a fio a navegar por blogues, a ler artigos, a procurar por ingredientes novos, alguns dos quais que nunca tinha tão pouco ouvido falar, a idealizar novas receitas e a pensar no que vou cozinhar assim que chegar a casa. Sinto que a culinária vegana transmite um amor e carinho que é impossivel de se conseguir num prato de carne ou peixe. Não sei se são coisas da minha cabeça, ou se estou a passar uma fase de pura paixão e romance com este estilo de vida.

E a receita de hoje é puro amor! É um género de "amor" ideal para levar para festas, para um lanche de familia, ou para um piquenique... Neste caso serviu para um lanche a dois, para levar de lanche à minha irmã, para o almoço do namorado no trabalho (uma fatia bem generosa), e ainda sobrou para eu me consolar mais duas vezes.

Ocupei-me dela no passado domingo à tarde... Apesar do fim de semana extenuante, lá tirei duas horinhas à tarde para fazer esta tarte e uns muffins de frutos do bosque (que mais dia, menos dia, também aqui vêm parar).

Tem queijo, mas pode fazer sem, ou substituir por queijo vegetal.

Usei:

Massa folhada fresca

2 dentes de alho
3 tomates secos (em óleo)
2 colheres de sopa de azeite

Aproximadamente 300 gr de cogumelos frescos
1 Courgette pequena
1 Queijo Mozarella

Manjericão fresco
Oregãos
Sal
Pimenta
...E mais azeite.

Estenda a massa sobre papel vegetal e sobre as extremidades para dentro de forma a criar um rebordo. Calque os bordos com um garfo.


Junte os tomates secos, o alho e as duas colheres de sopa de azeite e tritute com a varinha mágica, tempere com sal e pimenta preta. Pincele a massa folhada com esta pasta.



Corte a courgette e os cogumelos em fatias finas e disponha sobre a base de massa folhada como na imagem.


Corte o queijo em fatias e coloque por cima. Coloque folhas de manjericão fresco nos intervalos de queijo. Polvilhe com oregãos, sal, pimenta e um fiozinho de azeite...



Segue para o forno a 200ºC até dourar, o que deve demorar uns 20 a 25 minutos...



Depois é só "enjoyar" com gosto e esquecer a dieta por momentos :D


0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena