terça-feira, 4 de junho de 2013

Croquetes de grão de bico de forno


No passado fim de semana fui para o algarve com a familia do meu namorado e uns amigos. O padrasto dele tem um barco, e lá fomos nós para alto mar. Chegámos na sexta à noite e já não partimos nesse dia porque é preciso fazer imensas coisas para preparar o barco para a viagem. Partimos na sexta de manhã  e fomos de Albufeira até Lagos, onde dormimos. Na volta, no domingo, fizemos algumas paragens em alto mar, explorámos grutas lindas e nadámos até praias desertas que apenas tinham acessibilidade a partir do mar.
Tirei algumas fotos por lá para vos mostrar, mas tenho metade na minha máquina e outra metade das fotos está na máquina do melhor amigo do meu namorado, por isso tenho que esperar que ele mas passe.

Tendo em conta que a familia do namorado adora peixe e carne e tudo o que comem os tem (até a salada que comem como acompanhamento leva atum), eu preparei previamente as minhas refeições, para não passar os dias a comer apenas pão e batatas fome.
Preparei comidinhas que conseguissem resistir à viagem de carro de Leiria até ao Algarve (com paragem em Lisboa incluída), que ainda era longa e por isso fiz estes croquetes, uns muffins de vegetais, uns bolinhos de aveia e coco e tartes de maçã. Ainda levei um pouquinho de pesto para comer com massa e tudo preparadinho para fazer umas deliciosas e ricas saladas. 
A familia do meu namorado adorou comer estes croquetes como aperitivo. A mãe dele até me disse depois que, de tudo o que eu tinha levado, estes croquetes tinham sido os preferidos dela.



Para cerca de 20 croquetes:

1 lata de grão de bico (400 gr escorrido)
2 colheres de sopa de tomate seco picado
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
Sal & Pimenta
1 colher de sopa de Salsa Picada
1/2 colher de chá de caril
1/2 colher de café de cominhos moídos
1/2 colher de café de pimentão doce
Pão ralado q.b.

Coza o grão de bico e depois triture-o (como não tenho processador, usei uma engenhoca da tupperware que serve para picar legumes...não gosto muito de a usar, porque ao contrário do que seria esperado, não é NADA prática, mas como não tive opção...).


Junte a essa pasta o tomate seco, cebola, azeite e os temperos. As medidas que refiro em cima para os temperos tem a ver com o meu gosto pessoal (gosto mais de caril do que cominhos :) ), por isso sugiro que os ajuste ao seu gosto (depois de misturar tudo, prove para ver se está ao seu gosto).
Triture tudo de novo com a varinha mágica.


Molde rolinhos desta pasta, passe por pão ralado e leve a assar ao forno a 200ºC por mais ou menos meia hora. Pode sempre fritá-los se preferir...


Como entrada, petisco ou mesmo prato principal para comer com arroz ou massa... Uma delicia!



1 comentários:

  1. Ja tomei nota da receita, este fim de semana vou experimentar :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena