terça-feira, 21 de maio de 2013

Trouxas folhadas de cogumelos e cenoura (Veganas) para um piquenique à beira-rio :)

Finalmente acabei o meu estágio... Mas parece que nem assim tenho mais tempo livre. Eu que sempre fui uma pessoa de acordar cedo, agora ando a deixar-me ficar na cama até às 10 da manhã... Pode parecer estupido, mas a verdade é que levantar-me tão tarde dá-me a sensação que o dia assim não rende nada!
De manhã, depois de me levantar, fui comprar pão e levar o namorado ao trabalho, arrumei uns armários na cozinha (que me fizeram chegar à conclusão de que se houver uma catástrofe, eu consigo sobreviver por muito tempo em casa, tal é a quantidade de comida que tenho armazenada), meti-me a fazer estas trouxinhas, arranjei-me e BAMMM, já era hora de almoço e eu sem ter feito nada de produtivo!



Com tanto trabalho que tenho para fazer e tanta coisa que tenho para estudar, parece-me que vou ter que voltar ao meu anterior ritmo rápidamente, senão os dias passam e eu sem fazer nada que se veja...

Agora que "tenho mais tempo", aproveito para recuperar o tempo perdido, e tenho vindo a fazer o almoço para o meu namorado todos os dias. A única coisa chata nisto tudo, é ter que o ir buscar e levar sempre ao trabalho. Apesar de eu viver a uns 8 minutos de carro do sitio onde ele trabalha, torna-se aborrecido ter que enfrentar o trânsito do centro da cidade várias vezes por dia (tudo porque o desgraçado é um preguiçoso a estudar e chumbou no exame de código). Por isso, e para conseguir manter a minha sanidade mental, desta vez decidi não trazer o goiano ao almoço, mas levar o almoço até ao meu goiano.

O sitio onde ele trabalha é o sonho de qualquer pessoa: no centro histórico da cidade de Leiria, ao pé de tudo, mesmo do lado do rio e dos jardins, onde há sol o dia todo... Ah, vida de tatuador é tão boa que eu me sinto tentada a mudar de carreira só para poder ter a vida do meu namorado, eheh.

Sendo assim, aproveitámos o bom tempo e o facto de ele estar num sitio tão agradável e fomos fazer um piquenique à beira do rio, no Jardim do Avião (para quem conhece). Aproveitámos e ainda passámos pela ponte ondulada para ver o tal fenómeno dos Lucchetti d'amore que tanto se fala (mas só contámos uns 12 cadeados).



Levei estas maravilhosas trouxinhas, com umas tiras de cenoura para as quais fiz uma maionese de alho e oregãos (senão o namorado não as comeria cruas), um grande smoothie de abacaxi e frutos vermelhos e melância amarela para a sobremesa (que por acaso nunca tinha provado antes).

Fiquei foi extremamente chateada e frustrada comigo porque me esqueci de levar a máquina fotográfica para vos mostrar tudo e fazer-vos inveja, por isso a imagem do piquenique vai ter que se ficar mesmo pela vossa imaginação (e não, não podia usar o telemóvel porque o meu querido telemóvel não é nada dessas coisas de smartphones que andam para aí, que eu sou uma rapariga muito tradicional - desde que o telemovel faça e receba chamadas e mensagens, é óptimo para mim e chega)...


Eu, toda contente, abri a embalagem da massa folhada a pensar que ia dar para fazer trouxas para comer o resto da semana. Qual foi o meu "desgosto" quando me deparei com uma quantidade minima de massa, que apenas deu para fazer 4 trouxas decentes.

É uma óptima ideia para o "farnel" de praia, agora que chega o verão, ou para um piquenique, ou um lanchinho...



Então para 4 trouxas usei:

1 embalagem de massa folhada
10 a 12 cogumelos frescos
1 cenoura pequena
1/2 courgette
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de Salsa fresca picada
1/2 copo de polpa de tomate
Um bocadinho de Vinho branco
Sal & Pimenta
Oregãos
Alho em pó
1/2 Saquinho de tempero italiano (é da marca margão)
Sementes de girasol q.b.
Azeite

Pique a cebola. Lamine os cogumelos. Rale a cenoura. Corte a courgette em pequenos cubinhos.

Azeite para um tacho e vai tudo lá 'pa dentro... Ahah, brincadeirinha...

Refogue a cebola juntamente com a salsa. Spoiler: O cheirinho vai começar logo a abrir-lhe o apetite!




Junte os cogumelos, deixe refogar mais um pouco. Depois acrescente a cenoura e finalmente a courgette. Refresque com um pouco de vinho branco. Junte depois a polpa de tomate e os temperos e deixe apurar.



Como a minha massa folhada era redonda, cortei-a a meio horizontalmente e depois na vertical de forma a conseguir 4 pseudo-triângulos. No centro de cada pedaço de massa coloquei o recheio e puxei as extremidades da massa para cima de forma a deixá-la bem fechada.

Por cima coloque as sementes de girasol (pressione-as um pouco para elas não fugirem), ou não coloque nada :)


Leve ao forno a 180ºC até ficar com aquela cor dourada apetitosa...

Enjoy :D




É uma pena eu distraída-é-sempre-a-mesma-coisa ter-me esquecido da máquina fotográfica para o piquenique, porque gostava imenso de vos mostrar o recheio... Quando voltar a fazer estas trouxas,tiro foto e depois actualizo este post :)



E já agora, fica um spoiler do que aí vem: os melhores muffins que fiz na vida (e veganos, claro) - com bagas de goji e pepitas de chocolate! Estou é à espera que a minha irmã envie as fotos, porque foi ela que fotografou estas pequenas delicias. Falando em irmã, ela é estudante de fotografia e fez um projecto em que recriou uma revista da década de 50. Podem vê-la aqui, está muito engraçada. Eu apareço na capa, nas páginas de moda e numa públicidade de farinha (com os meus muffins cobertos com creme de framboesa). Não deixem de ler o textinho da página 7 que está super engraçado.




0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena