sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma espécie de empadão de legumes recheado com tomate cherry (Vegan)...e um desabafo

Hoje estou deprimida ao extremo, o que tem sido frequente nos últimos tempos.
Aproximo-me do fim do meu curso, apenas me falta fazer um esforço final para despachar as disciplinas que tenho em atraso, fazer o projecto de investigação e o relatório de estágio, mas está a custar-me mais do que todos os 4 anos que já passaram. Não há absolutamente nada neste curso que me dê gozo ou motivação, não me identifico nada com isto e se algum dia exercer esta profissão, será mesmo só para ter dinheiro para poder comer e pagar as contas! Estou cansada, saturada, só me apetece hibernar e esperar que passe, mas infelizmente as coisas não funcionam assim.
Esta frustração é tão grande que já começou a afectar outros aspectos da minha vida, o que não é nada bom. Não vejo um rumo para a minha vida, não tenho qualquer noção do que farei quando já tiver o diploma na mão... Espero que as coisas comecem a tomar outro rumo, que eu "acorde para a vida" rápidamente e consiga sair deste poço escuro em que tenho estado nos últimos meses. O ano de 2013 está definitivamente a ser um ano "não"...

Desabafos à parte, hoje trago-vos uma receita (adaptada desta) bem reconfortante para quem estiver num dia "não" como eu. Olhei para dentro do frigorifico, vi lá uma caixinha, perdida há demasiado tempo, de tomates cherry que decidi incorporar na receita e o resultado não podia ser mais saboroso! Pode fazer a mesma receita com tomate chucha, ficará óptima à mesma. Não dá muito trabalho e é deliciosa. Esta quantidade dá para umas 6 pessoas.



Vai precisar de:

Batatas, para aí 1 Kg
2 colheres de sopa de Margarina vegetal
350 ml de leite de aveia (veja aqui como fazer)
Noz moscada
Louro & Sal

2 alhos franceses inteiros cortados em rodelas
2 cenouras raladas
2 dentes de alho picados
Sal & Pimenta
Azeite

1 caixinha de Tomates Cherry cortados a meio
Alho em pó
Sal & Pimenta
Oregãos

Maionese Vegana q.b.

Comece por dispor as metades dos tomatinhos sobre uma travessa forrada com papel vegetal. Tempere com o alho, sal, pimenta e oregãos, e regue com um fiozinho de azeite. Leve ao forno a assar a 200ºC.

(Os tomatinhos antes de irem para o forno)

Coza as batatas em água temperada com sal e 2 folhinhas de louro. Escorra, reduza a puré, junte a margarina, a noz moscada e o leite vegetal. Reserve.

Coloque azeite num tacho ou frigideira largos e junte o alho. Quando começar a escurecer junte o alho francês e depois a cenoura. Deixe cozinhar até ficar tenro. Tempere com sal e pimenta.

Envolva esta mistura no puré, e cubra o fundo de uma travessa de ir ao forno com metade deste puré. Disponha por cima os tomates assados e volte a cobrir com o restante puré.

Pincele a superficie com a maionese vegana. Não dispense este passo, porque faz toda a diferença. A maionese fica genial!

Leve ao forno a 200ºC até dourar... Vai mesmo bem com uma saladinha!


Apesar de o fim de semana que se avizinha se prometer muito atarefado para mim (que agora tenho estado a trabalhar num stand de uma empresa na feira tradicional da minha cidade que decorre durante todo o mês de Maio, o que me ocupa todo o tempo que tinha livre), espero conseguir umas horinhas para me dedicar à cozinha, que é a melhor estratégia que tenho para lidar com momentos maus. Não há nada como uma nova receita que ainda sai melhor que o esperado, ou um belo bolo a rebentar de sabor que inunda a casa com aquele cheirinho bom quando coze, para subir o astral!

Bom fim de semana! 




0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena