quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tofu marinado grelhado, com molho de amendoim e arroz basmati aromatizado com lima (Vegana)!

Desta vez trago-vos uma refeição completa num só post, a cheirar a cozinha oriental e com um saborzinho exótico! O arroz apesar de muito fácil de fazer, é o acompanhamento perfeito para este maravilhoso tofu, daí eu ter decidido mostrar-vos também como fiz. O meu namorado delirou com este almocinho... E é rápido de fazer! Em menos de meia hora tem tudo feito. O mais chato mesmo é ter que preparar a marinada do tofu com antecedência, mas depois na altura de cozinhar "é sempre a andar".
Se ainda é omnivoro e torce o nariz a comidinhas vegetarianas, abra a sua mente, dê uma oportunidade a este tofuzinho maravilhoso e vai ver que vai ficar rendido!


Hoje, que estou bem disposta, até deixo aqui a banda sonora perfeita para ouvir quando estiver a fazer estas tirinhas de tofu, Ana Moura como banda sonora, é a certeza de que só poderão sair maravilhas dos nossos cozinhados :)




Para 2 pessoas usei:

400 gr de tofu (bio) que cortei em 8 tiras
1 lima
1 laranja
Molho de Soja/Shoyo q.b.
Gengibre fresco ralado q.b.
1 Malagueta fresca cortada em rodelinhas
Alho em pó q.b.
Sal & Pimenta

Para polvilhar no final: 1 malagueta (sem sementes) picada e cebolinho picado


Para o molho:

2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
100 ml de Leite de coco
Sal & Pimenta q.b.
1 Pitada de pimenta Cayenne


Para o arroz aromatizado:

1 chávena de Arroz Basmati
Sal
1 Lima ralada
2 colheres de sopa de Óleo de Sésamo/Gergelim

Corte o tofu em tiras e seque-o bem com papel absorvente (quanto mais água sair, mais tempero vai entrar :) ). Rale a lima e a laranja e exprema-lhe o sumo. Disponha-o num prato ou travessa e prepare a marinada com o molho de soja, sal, pimenta, o gengibre, o alho, a malagueta e a raspa e sumo da lima e laranja. Deixe marinar por umas horas, o ideal é que deixe marinar durante a noite, de um dia para o outro (como tive preguiça de preparar as coisas ontem, só deixei marinar por duas horas :p).



Grelhe as tiras de tofu de modo a ficar dourado de todos os lados e até ficar com a superficie mais "crocante" (nhamiii). 


Depois pincele com a marinada, disponha numa travessa e polvilhe com o cebolinho picado e a malagueta. Se ainda não tiver acabado de preparar o arroz e o molho, cubra com papel de aluminio e leve ao forno a uma temperatura baixa para manter o tofu quentinho.





Para o molho, é só misturar todos os ingredientes e aquecer um pouco na hora de servir.

Para fazer o arroz, coza-o em água abundante temperada com sal. Quando já estiver al dente, tire do lume e escorra o arroz. Depois leve um wok ao lume com o óleo de sésamo, junte o arroz e depois a raspa da lima e deixe saltear um pouco.




Ainda juntei uns bróculos ao almoço e pronto! Se quiser dispensar o molho de gengibre, pode faze-lo sem medo porque este tofu fica igualmente gostoso assim simples, sem molhos.






Ora diga lá se não ficou mesmo apetitoso!!

Esta receita é Boyfriend Approved :D





0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena