segunda-feira, 6 de maio de 2013

Almôndegas de PTS e lentilhas, com recheio de queijo (Lacto-Vegetariana)

Nesta receita usei queijo normal, mas claro que pode optar por usar queijo vegetal. Acredito que, para pessoas a morar no Brasil, seja fácil arranjar uma alternativa vegetal ao queijo normal. Cá em Portugal não há muitas alternativas (pelo menos nas poucas lojas da cidade onde moro) e como os queijos vegetais que já provei não me convenceram (e eu morro de desejos por queijo por dias), acabei por abrir uma excepçãozinha e usei queijo flamengo.

Estas almôndegas são muito boas! Perfeitas com o molho de tomate que vos apresento a seguir e um cremosinho puré de batata! Garanto-lhe que vai adorar!



Para 20 a 25 almôndegas:

150 a 200 gr de proteína texturizada de soja fina
30 gr de margarina vegetal
1 chávena de lentilhas verdes
1/2 cebola bem picadinha
Pão ralado/Farinha de rosca q.b.
Sal
Pimenta preta
Pimenta Caiena
2 colheres de sopa de Salsa/salsinha fresca picada
1 fio de azeite
Molho de soja/Shoyo q.b.
Alho em pó q.b.

1 fatia de queijo com 1,5 cm de espessura

Para o molho de tomate:

4 ou 5 tomates gordinhos, sem pele, picados
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 cenoura ralada
Polpa de tomate q.b.
1 pitada de pimentão doce/paprika
2 colheres de sopa de manjericão fresco
Sal & Pimenta
Oregãos
2 colheres de sopa de Azeite

Comece por hidratar a pts em água abundante com um pouco de vinagre durante aproximadamente meia hora. Entretanto cozinhe as lentilhas em água temperada com sal. Junte todos os ingredientes mas deixe o pão ralado/farinha de rosca* para o fim. Vá acrescentando o pão ralado até conseguir uma consistência moldável que não se "agarre" aos dedos.

Corte a fatia de queijo em quadradinhos. Molde bolas com a massa das almôndegas, achate-as, coloque um pedacinho de queijo no centro (como na imagem em baixo), e volte a moldar a bolinha de forma a deixar o queijo no centro, completamente coberto.



Leve ao forno, numa travessa forrada com papel vegetal, a 200ºC até dourar (deverá levar uns 30 minutos).



Para o molho, refogue a cebola e alho no azeite. Junte a cenoura, depois o tomate picado e um pouco de polpa de tomate. Acrescente um pouco de água, os temperos, tape, reduza o calor e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Depois deixe arrefecer e bata na liquidificadora. Volte a aquecer na hora de servir, e regue as almôndegas com o molho.


* Os benefícios de ter um namorado brasileiro, são as traduções! A primeira vez que vi "farinha de rosca" referida numa receita há umas semanas atrás, fiquei com a ideia de que devia ser uma farinha especial qualquer que teria que ir comprar numa loja de produtos brasileiros... Pedi a "tradução" ao meu namorado, e afinal era apenas o vulgar pão ralado de Portugal, eheh.

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena