segunda-feira, 27 de maio de 2013

O meu ratatouille à portuguesa (Vegana)!

Este é um dos pratos que faço com mais frequência. É facil, é rápido e aquilo que me vem imediatamente à cabeça quando tenho uma beringela ou uns courgettes já demasiado maduros no frigorifico e não me apetece pensar muito em destinos para eles. É super saboroso!


Antes da receita vou falar-vos um bocadinho da desavergonhada que mora cá em casa. A minha gata é linda, fofa, uma sedutora nata, mas acima de tudo, é uma galdéria! É como um filho rebelde que quando mais o repreendemos, pior ele faz para mostrar que faz o que quer e se está a lixar para o que pensamos.

Há uns meses atrás, a minha gata sumia de casa de vez em quando. Andava eu em pânico, cheia de medo que lhe acontecesse alguma coisa, à procura dela nas redondezas e a perguntar aos vizinhos se a tinham visto. Quando ela aparecia à porta do prédio, ou algum dos vizinhos a trazia para dentro ou eu acabava por dar pela presença dela pelo miado agudo tão caracteristico dessa menina.

Há um mês para cá, as saídas dela para ir laurear a pevide tornaram-se mais frequentes, ao ponto de ela agora desaparecer durante todo o dia e só voltanto a casa para comer, dormir uma soneca para recuperar energia, levar um banho (que ela volta tão suja da rua que acabo por lhe dar banho dia sim, dia não), chuchar um bocadinho na minha camisola (é verdade! Se ela me apanha no sofá, esparrama-se em cima de mim com as pupilas dilatadas ao máximo, mete a boca a uma prega da minha camisola que conseguir arranjar, abre as patinhas e começa a massajar-me enquanto vai chuchando - e enquanto eu vou ficando com a camisola encharcada com baba) e lá vai ela outra vez para a ramboia!

(Reparem lá no ar de ressacada!)


Enquanto isso, o meu gato continua feliz, calmo e pacato dentro de casa. Nunca se aventurou a ir para a rua  e não me parece que algum dia o faça. Os meus dois gatos são exactamente o oposto um do outro! Deve ser por isso que se entendem tão bem...

Eu pensei de tudo e mais alguma coisa para a fazer ficar em casa. Vivo num segundo andar e nunca achei que a moça se metesse a saltar lá para baixo assim. Entretanto cheguei à conclusão que prendê-la seria o pior que lhe faria, seria como cortar as asas a um pardalito ou fechar um animal selvagem numa pequena jaula. Se a natureza dela é assim, então o máximo que posso fazer é desejar que não lhe aconteça nada de mal quando sai e que ela vá aprendendo a safar-se com os erros que for cometendo. Desde que ela volte sempre sã e salva a casa, então não nos chatearemos. Mas acreditem que fico resentida! Enquanto o meu gato está sempre ali a dar-me amor e carinho o tempo todo, a gaja não me liga nenhuma e só chega perto de mim quando sente falta da mãe, para chuchar!!

Mas deixemo-nos de gatisses e voltemos a falar de comida...

Para uma panelada de ratatouille uso:

1 courgette (cortado em cubos)
1 beringela (cortada em cubos)
1 cenoura (...também em cubos)
1 pimento vermelho (...em cubos, claro)
2 dentes de alho
4 tomates (sem pele...em cubos! - pode usar tomate pelado)
Aprox. 4 colheres de polpa de tomate (é a olho, o que lhe parecer bem)
Azeite
Sal & Pimenta
Oregãos & Manjericão q.b.

Aqueça um fio de azeite com os alhos picados numa panela larga. Junte os legumes e salteie-os um pouco.




Junte depois o tomate em pedaços e depois a polpa. Tempere e deixe cozer tapado por uns 20 minutos.
Sirva com arroz e polvilhe com alguma semente. Aqui eu usei sementes de cânhamo :)



Quando faço esta receita ao fim de semana para ter sempre algo pronto para os almoços "sem tempo" de semana, muitas vezes acabo por trocar o arroz e usar o meu ratatouille como molho para massa.







0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena