segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pesto de limão, manjericão, pistácio e nozes (Vegana) e as estratégias de poupança que vou adoptar!

Hoje começa Julho, e com um novo mês vieram novas decisões para a minha vida.
A verdade é que tenho andado a gastar muito e poupar pouco. É certo que vivo com muito pouco (menos de metade do rendimento nacional minimo mensal) mas que tem sido o suficiente para mim, ao qual vou acrescentando uns trocos de vez em quando, que vou ganhando em pequenos trabalhos que vou fazendo. Acontece que chega ao fim do mês e não sobra nada, e lá ando eu a contar os dias para que a rapariga com quem partilho a casa me transfira a renda.



Quando me tornei vegana notei que comecei a gastar muito menos no supermercado: os vegetais são muito mais baratos que a carne e o facto de ter reduzido bastante o consumo de produtos alimentares industrializados (acabaram-se as bolachas, os iogurtes, goluseimas, etc) reduziu também a minha despesa, no entanto, ultimamente tenho-me entusiasmado com as experiência culinárias e acabo por comprar ingredientes mais caros.
Não gasto dinheiro em roupa (só quando preciso mesmo), no entanto entusiasmo-me sempre a comprar novos ingredientes para usar nas minhas receitas e escolho produtos biológicos sempre que posso, e claro que aquelas pequenas despesas que achamos que não vão fazer grande diferença (um jantar fora, uma nova frigideira, um novo livro de receitas...), acabam por se mostrar um erro quando chegamos a meio do mês e começamos a pensar em estratégias para conseguir comer até ao fim do mês sem ficar com a conta a zeros. E depois tenho também a mensalidade do ginásio que acaba por me levar uma grande fatia do orçamento mensal. 
No final de contas acabo por me sentir frustrada por querer fazer uma viagem mas não ter dinheiro para ela, ou precisar de comprar um food processor que tanto me faz falta mas não ter poupança de parte para o poder fazer ou ter aquela preocupação de, se surgir alguma despesa extra (como uma avaria no carro, ou no computador), eu não ter uns trocos de parte que possa usar. 

Por isso decidi que a partir deste mês vai ser diferente, e vou desenvolver várias estratégias para conseguir dar a volta à situação e conseguir ir acumulando algum dinheiro no final de cada mês, de forma a conseguir construir um pequeno pé de meia com o tempo.

- Decidi então que vou deixar de comprar produtos biológicos. Eu sei que a saúde perde, mas será uma situação temporária, e assim que passar a ter mais rendimentos, aí poderei voltar a comprar estes produtos mais saudáveis.

- Vou também começar a planear ao fim de semana, as refeições para toda a semana. Assim reduz-se o desperdicio de comida (quantas vezes acontece eu deixar estragar aquele alho francês ou beringela que está há duas semanas no frigorifico) e compro apenas aquilo que vou usar para essa semana.

- Acabaram-se os produtos caros: vou deixar de usar o xarope de ácer ou o açúcar de coco em substituição do açúcar amarelo, vou deixar de comprar com frequência o leite de amêndoas que tanto adoro (mas que custa 2,99 €) e deixar de consumir frutos secos com tanta frequência (que são carissimos).

- Vou começar a congelar mais comida: assim quando tiver preguiça de cozinhar, em vez de comer fora ou pedir que me entreguem comida em casa, basta ir ao congelador e tenho uma refeição pronta!

- Vou tentar vender coisas que não uso e que podem ser dispensáveis: roupa e sapatos que quase nunca usei, livros e revistas de receitas (tenho centenas...) ou livros que comprei para estudar e que já não são necessários, móveis, etc...

- Vou começar a fazer os meus próprios produtos de higiene: shampoos, amaciadores, sabonetes, desodorizantes... Até pensei em, se eu conseguir desenvolver algo de qualidade, tentar vender os meus produtos também a outras pessoas, o que me permitiria aumentar os meus rendimentos.

- Finalmente, vou começar a anotar todas as minhas despesas, para poder chegar ao fim da semana, analisar os gastos que tive e ver onde posso cortar para reduzir ainda mais nos meus gastos.

Já que vos vim falar de poupança, nada melhor que trazer logo uma receita que pode ser usada para poupar! É verdade, porque o pesto pode ser congelado e assim estar sempre pronto para quando precisarmos de uma refeição imediata. Já vos tinha trazido aqui a minha receita de pesto. Esta é uma versão diferente, à qual decidi acrescentar um saborzinho mais citrico e o paladar do parmesão que é conseguido com a levedura de cerveja. Os pistácios ficam também maravilhosos nesta receita!

Massa... a razão pela qual não consigo emagrecer! Sou louca por massa. Está presente, por média, em talvez cerca 40% das minhas refeições semanais. A massa, o pão, a broa são os principais responsáveis pela minha pancinha. Não deixo de os comer porque afinal de contas a vida é curta e o melhor de temos dela são estes pequenos guilty pleasures... Por isso enquanto eu for mantendo o meu peso, vou deixar-me ir sucumbindo à tentação.

E depois de muita conversa, vamos então à receita.



Usei:

1 raminho de manjericão fresco (cerca de 20 gr)
1/3 chávena de pistácios
1/3 chávena de nozes
4 ou 5 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de miso
3 ou 4 dentes de alho esmagados
1/4 chávena de levedura de cerveja (pode acrescentar mais se quiser um sabor a queijo mais intenso)
1/3 chávena de água de cozedura da massa
Sumo e raspa de 1 limão
1 colher de sopa de xarope de ácer
Sal & Pimenta preta
Flocos de piri-piri q.b.

Coloque a massa a cozer. Eu adicionei à água da cozedura um cubo de caldo de legumes, 2 folhas de louro, oregãos e, claro, o sal. 
Enquanto a massa coze, repare os ingredientes e coloque-os todos na liquidificadora. 
Quando a massa estiver al dente, escorra-a e reserve. Guarde um copo da água da cozedura da massa porque vai precisar para o pesto.
Adicione 1/3 de chávena dessa água da cozedura aos ingredientes do pesto e triture tudo. Verifique a consistência do pesto. Se necessário, acrescente mais um pouco da água de cozedura da massa até conseguir a consistência que desejar.

Depois é só envolver o molho na massinha. Eu polvilhei com sementes de canhâmo (como ficam bem na massa, hmmm)! Uma saladinha a acompanhar e aí está uma maravilhosa refeição.




0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena