quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tofu com molho de miso, laranja e gengibre (Vegano)

Porque é que não podemos ter uma altura na vida em que possamos apenas VIVER sem preocupações, sem stresses, sem pensar nas responsabilidades do amanhã. É uma treta, uma grande treta não ter a cabeça sossegada nem por um momento por causa de toda a pressão constante que temos à nossa volta: da família, do trabalho, da escola, das responsabilidades com a casa e carro. Chega um dia mais calmo em que respiramos fundo, começamos a relaxar e pensamos que finalmente vamos ter tempo de qualidade para nós, para sermos felizes, para vivermos mas depois lembramo-nos logo do condomínio que ainda está por pagar, da nossa conta no banco que já está quase vazia e ainda falta tanto para o fim do mês, logo depois liga-nos alguém a pedir-nos ajuda porque o carro avariou e lembramo-nos que temos aquele familiar no hospital para visitar, e finalmente acabamos a pensar "oh meu deus, onde estava eu com a cabeça quando pensei que podia tirar tempo para mim? Ainda tenho que ir com o carro à inspecção e pagar a conta da luz".
Ninguém merece! Todos deveríamos de ter o prazer de chegar a casa do trabalho, desfrutar de uma bela refeição bem reconfortante, e usufruir do resto da noite para fazermos o que quiséssemos, com a cabeça limpa, sem ter preocupações para o dia seguinte. Todos devíamos poder usufruir de um fim de semana sem sentir que passa a correr, e sem estar encerrados em casa, acorrentados a responsabilidades que nos impedem de ser felizes. Não sei se era por ser mais nova na altura e não sentir tanto a pressão do futuro, mas sinto que há uns anos atrás, era tudo muito mais fácil, era tudo menos penoso e o tempo não corria atrás de nós com uma expressão tão ameaçadora.



Para os pequeninos momentos de felicidade que ainda nos podemos indo permitindo (que a crise ainda vai deixando a alguns), resta-nos aquele momento do dia em que nos sentamos à mesa, em que podemos fechar os olhos e desfrutar da nossa bela refeição. São 15 minutos em que as responsabilidades ficam adiadas por uns momentos e em que deveríamos receber uma dose de amor e carinho num belo prato quentinho de comidinha vegana.



Para uma dessas injecções de prazer, podem bem usar estes cubinhos de tofu. Com uns legumes salteados e arroz basmati, a alma fica reconfortada e até ganhamos mais alento para voltar a olhar para os problemas de frente! 


Para 3 pessoas:

300 gr de Tofu firme cortado aos cubinhos

1 colher sopa de miso 
1 colheres sopa de xarope de ácer
1 colher sopa de sumo laranja + um pouco da raspa
½ colher sopa gengibre ralado
2 colheres sopa de Óleo  de sésamo
 Sal & Pimenta


Cortar o tofu em cubos e secar bem em papel absorvente.

Juntar todos os restantes ingredientes numa tigela e reservar.

Saltear o tofu numa frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo de sésamo. Deixar dourar de todos os lado. Depois é só juntar o molho tofu, envolver bem com cuidado, e deixar apurar mais 1 minuto em lume brando.

Sirva de imediato, com legumes salteados, arroz basmati ou noodles! 


1 comentários:

  1. Olá Cila, descobri hoje o teu blog e vim espreitar as receitas, tens ideias deliciosas e esta foi a que mais me cativou, adorei e vou mesmo experimentar!

    E os teus gatos...lindos!!! Também tenho 2 que amo de paixão, mas são os dois meninos e um deles também é preto e igualzinho ao teu! :)

    um beijinho e vou ficar por aqui, a ver as novidades que trazes! ;)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena