sexta-feira, 28 de junho de 2013

Hummus, o clássico!

E desta vez fiz hummus! O patê milagroso que tem mil e uma utilizações na cozinha! 



A minha irmã comeu hummus pela primeira (e até há pouquinho tempo, única) vez em Israel. Quando eu lhe servi hummus com tortilhas, ela torceu o nariz mas não disse nada. Logo depois admitiu que tinha estado com medo de comer o meu hummus porque tinha péssimas recordações do hummus que tinha provado em Israel. Disse ela que tanto o hummus como outras pastas vegetais que ela provou por lá eram horríveis, mas que o meu hummus não tinha nada a ver com aquilo que ela tinha comido lá, que era delicioso. Provavelmente tem a ver com o toquezinho mediterrânico que, deste lado do mundo, temos tendência a acrescentar à nossa comidinha.
E foi assim que passei o dia a comer hummus, com tortilhas tostadas, em quesadillas sem queijo (oh yes, vou meter cá a receita em breve), com pão árabe... E mesmo assim tenho hummus no frigorifico para alimentar um exército...



Usei:

Um frasco de 400 gr de grão de bico
3 colheres de sopa de tahine (pasta de sésamo)
5 dentes de alho esmagados
4 colheres de sopa de azeite
Sumo de 1 limão
Sal & Pimenta
Cominhos & Noz moscada

Coza o grão de bico. Escorra e reserve um copo da água da cozedura.
Numa liquidificadora ou processador, coloque o grão de bico, os alhos, o tahine, o azeite e um pouco da água de cozedura (2 ou 3 colheres de sopa). Triture tudo.
Junte depois o sumo de limão, sal, pimenta e uma pitada de cominhos moídos e noz moscada. Triture tudo de novo. Se quiser o humus menos espesso, então acrescente água da cozedura do grão até conseguir a consistência que desejar.

Leve ao frigorifico para refrigerar (cerca de 2 horas) e se for servir como aperitivo, borrife com um pouco de azeite e pimentão doce (paprika) na hora de levar à mesa. Pode servir com pão árabe ou mesmo tortilhas um pouco tostadas. É um óptimo snack!


0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena