terça-feira, 25 de junho de 2013

Pudinzinhos de chocolate e coco (Veganos)

A minha ausência tem um motivo: a escola!
Nas últimas semanas tive que me dedicar a assuntos que para mim são extremamente penosos: o relatório de estágio e exames.
O relatório de estágio correu-me mal, a defesa do mesmo foi uma porcaria, mas o que interessa é que já está "despachado"!
Agora, os exames ainda estão para vir. Não tenho bons prognóstinos, mas depois se verá.



Nestas semanas aconteceu também que ganhei um sorteio feito pela página Aromas da Horta. Esta é uma página com imensas comidinhas e ideias vegetarianas, por isso não deixem de espreitar. 
Logo a mim, que nunca tenho sorte nestas coisas, calhou-me um livrinho de receitas vegetarianas. Fiquei super entusiasmada quando chegou à minha caixa do correio! Adoro folhear livros de culinária e ter novas ideias para por em prática na cozinha. Acontece que, pouco depois de ter chegado o meu livrinho, ofereceram-me outro livro igual. Tem receitinhas tanto veganas como ovolactovegetarianas, mas na sua maioria, fáceis de veganizar. 


Como não faz sentido eu ficar com os dois livros iguais em minha pose, pensei então em oferecer um deles a um dos meus (silenciosos) leitores. Por isso, para breve, esperem um sorteio!

Voltando agora à receita do dia, esta foi uma experiência que definitivamente eu serviria no meu futuro restaurante. Rico, cremoso, uma explosão de sabor. Uma delícia para os amantes de chocolate, uma maravilha para quem adora coco. Não é muito doce, por isso não se torna enjoativo (para mim tem a doçura perfeita). 
Como a massa fica densa, o melhor é distribui-la por forminhas pequenas, que fazem a dose individual perfeita. Tanto a minha irmã como o meu namorado disseram que se eu tivesse colocado bolacha, os pudins teriam ficado ainda melhores, por isso fica aqui a sujestão se quiserem melhorar estes pudins (mas acreditem que assim mesmo como os fiz, já ficam óptimos).



Para cerca de seis pudinzinhos usei:

Lata de 400 ml de leite coco
150 gr Chocolate de culinária
1 Colher de chá de essència baunilha
3 1/2 Colheres de sopa de maisena
8 a 10 Colheres sopa de farinha de coco*
3 Colheres sopa xarope ácer
1 Colher sopa açúcar mascavado escuro

Coco ralado q.b. para polvilhar

 *Para conseguir farinha de coco, leve o coco ralado ao processador até conseguir uma espécie de farinha.

Juntar o leite, chocolate, baunilha, xarope de ácer e açúcar num tacho e levar a lume brando. Quando o chocolate derreter, juntar a maisena, mexendo energicamente e deixar engrossar. Tirar do fogão, juntar a farinha de coco colocar em formas e deixar arrefecer. Quando esfriar, levar ao frigorifico. Para desenformar, mergulhe as forminhas em água quente por um ou dois minutos, e o pudinzinho vai desprender-se com facilidade.




O meu namorado ficou maluquinho de tão bons que são estes pudinzinhos. Não acreditam? Então vejam só...


4 comentários:

  1. Cila querida, pelo que se pode substituir o xarope de ácer? Nem imagino que sabor isso deve ter...

    ResponderEliminar
  2. Os exames vão correr bem, vai ver :)
    Quer experimentar retirar o açúcar das suas sobremesas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Valeria: Pode usar simplesmente açúcar ou qualquer outro adoçante. Eu gosto de usar xarope de ácer em substituição do açúcar.

    Lourditas: Obrigada pela força! Claro. Eu ando a tentar reduzir o teor de açúcar nas minhas receitas doces, bem como tenho procurado alternativas mais saudáveis ao açúcar refinado. Queria experimentar usar stevia, mas é tão cara que tenho vindo a adiar a sua compra :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena