quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Leite de Aveia e seus benefícios

Eu uso leite de aveia com bastante frequência nos meus cozinhados. Como fica espesso com o calor, pode ser usado como substituto das natas (creme de leite) ou dos cremes de soja usados por veganos e vegetarianos. É fácil de fazer e fica bem mais barato que os cremes de soja vendidos no supermercado.
Pode ainda juntar cacau, chocolate ou essência de baunilha ao leite de aveia e torná-lo numa deliciosa bebida!

(Tirei foto ao processo de coamento do leite e esqueci-me de tirar foto do resultado final...eheh)


E para vos motivar ainda mais a consumir este leite vou falar-vos das inúmeras vantagens que o consumo de aveia trás à nossa saúde. É um cereal muito nutritivo que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, hidratos de carbono e fibras. O seu alto teor em fibra solúvel, está relacionado ao bom funcionamento intestinal.

Vários estudos já realizados sobre este fantástico cereal referem que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controlo da glicemia, manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal (evitando a obstipação) e diminuição da formação de placas de gordura (ateromas), que causam doenças cardiovasculares.
Agora que já ficaram a saber que a presença de aveia na vossa alimentação é imprescindível, vejam como é facil preparar leite de aveia:

Por casa 100 ml de água, são necessárias 10 gr de flocos de aveia.
Assim se, por exemplo, quiser preparar um litro de leite de aveia, vai precisar de:
1 litro de água
100 gramas de flocos de Aveia

Precisa apenas de colocar tudo no liquidificador e deixar bater bem. Depois coe com um pano fino (eu uso a extremidade de uma meia de vidro, que tem a permeabilidade perfeita para este trabalho). Pode conservar no frigorífico, num recipiente de vidro até 5 dias (depois terá apenas que agitar bem o recipiente antes de usar o leite).

Se quiser usar como substituto do creme de soja, pode aumentar um pouco a quantidade de aveia para a mesma medida de água.

Pode aproveitar o resíduo de aveia que sobra para incorporar em quaisquer outras receitas (experimente em biscoitos, croquetes e hamburgueres ou molhos) ou aplique-o ainda como máscara facial hidratante (é muito bom para pessoas que têm problemas de acne).

Tendo em conta que um pacote de flocos de aveia integral biológica de 500 gr fica a cerca de 3,29€ (preço do Continente), cada 200 ml de leite de aveia (o equivalente a uma embalagem de creme de soja) sairá a aproximadamente 14 cêntimos! Claro que pode optar ainda por usar aveia não biológica, e aí o valor cai para menos de metade. Vale, ou não vale a pena? :)

Relativamente ao seu teor calórico, cada 200 ml de leite de aveia possuiem cerca de 77 kcal.


4 comentários:

  1. adorei o blog ;) obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Eu aprendi no LIVRO COZINHA VEGETARIANA a deixar primeiro os flocos de aveia de molho (duas horas no mínimo) e escorrer depois, nunca aproveitando a água de demolhar (tal como não aproveitar a água de demolhar grão de bico ou feijão, quer seja outro vegetal, pois contém anti-nutrientes que dificultam a absorção dos nutriente). Tive a ideia de usar como nata em quiche (parece que não gostei, embora adore flocos de aveia)

    ResponderEliminar
  3. Já alguém experimentou fazer leite de aveia integral? o motivo? por causa do gluten.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena